Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Onde encontrar Moinhos de Pedra?
#7
(2016-10-25, 15:08)Camilo Farinha Wrote: Excelente Pedro!

Obrigado pela partilha.

Pois, o famoso tema das farinhas.... 
  • bio vs não bio
  • moagem em cilindros (industrial) vs moagem em mós
  • nacional vs estrangeira
ser assaltado à mão armada e comprar num supermercado bio saquinhos de 500grs bio? procurar outras fontes?

a solução passa por procurar outras fontes, pelo menos para mim.

Relativamente a farinha moída em mós de pedra, conheço o de Leiria (experimentei trigo e centeio) e conheço outro mais perto, ali pertinho do Bombarral, na Moita dos Ferreiros - o Moinho do Boneco!

http://www.moinhodoboneco.pt/

Grande, grande vantagem das farinhas do Moinho do Boneco: quer o trigo, quer o milho são autóctones, passaram de mãos em mãos, geração em geração, não são hibridizados ou milho transgénico e são cultivados pelo casal e filhas proprietários do moinho. Produção local do início ao fim do processo, bio (mas não certificada).

Outra grande vantagem do Moinho do Boneco é o banho de conhecimento, dedicação e simpatia com que somos brindados pelo moleiro Valentim e pela sua filha Fátima, incansáveis nas visitas guiadas que fazem.

O milho tem um sabor completamente diferente do milho que habitualmente compramos por aí, menos doce mas com muito mais carácter, com um sabor mais mineral.



Agora, nem tudo são rosas em comprar farinha em moinhos familiares:

1. Normalmente temos sempre a distância, o que implica um aumento significativo no custo de cada Kg de farinha, especialmente quando a longevidade destas farinhas é menor (têm gérmen e potencialmente mais fontes de contaminação de pragas - traça/pulgão/etc) e não podemos comprar para guardar.

2. Desvantagem do trigo do Moinho do Boneco - é um trigo mole (às vezes fazem mistura com uma variedade de trigo duro), com muito pouca força, pelo que é mais difícil de trabalhar para se conseguir um excelente resultado. É claro que o seu sabor compensa isto tudo, mas mesmo assim...

3. Se queres fazer "muito" pão, nenhuma destas opções é válida, é quase impossível terem produção suficiente para te fornecer.


Outras soluções passam por comprar fora, mandar vir de Espanha, da Bakerybits, outras..... problema: Preço, novamente... :-( pelo menos para quem não possa comprar paletes de farinha, porque se puderes comprar paletes já fica muito mais em conta, especialmente de Espanha.

Abraço
Camilo


Boa tarde Camilo,

1 - é possível conservar as farinhas mesmo que sejam de origens artesanais. Não digo 1 ano como as de supermercado, mas alguns meses é perfeitamente possível.
2 - o problema de cá continua a ser o pouco conhecimento dos padeiros. O pão não é um bolo, não se faz por receita. É possível fazer bom pão com farinha com metade da força da que é vendida em supermercado, mas não qualquer um que faz esse pão.

Abraço,

Fernando
Reply


Messages In This Thread
RE: Onde encontrar Moinhos de Pedra? - by munhenhos - 2018-11-26, 14:27

Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)