Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Trigo/Espelta
Ok.
O primeiro já foi e há muito. Começo a perceber que durante a semana é difícil organizar-me para "padeirar". Ao fim e ao cabo são umas 4 horas de levedação, meia hora de cozedura e mais uma hora a preparar, amassar e arrumar. Ou seja quase seis horitas nisto.
Quinta-feira de tarde não trabalhei, assim depois de aproveitar a rara oportunidade de almoçar com a minha mulher, lembrei-me de fazer uns pãezinhos "para a Páscoa".
Preparei assim 500 gr de farinha com 40% Espelta e 60% Trigo T55 em 300 gr de água com 7 gr de sal. Tudo com 12Gr de fermento de padeiro comprado no supermercado.
Usei uma máquina de cozinha, vulgo batedeira, para mexer. Desta vez tive o cuidado de instalar as pás próprias e assim a massa já não começou a subir pela máquina acima  Smile . Esteve 2 minutos numa velocidade baixinha e mais 3 um pouco mais depressa. Formou muito bem e ao tirar a massa da máquina percebia numa consistência e toque agradável.

[Image: xmpi82.jpg]

Recordei-me de um video que vi aqui, em que se via um entendido a bater violentamente com a massa numa bancada. Apesar de na altura ter classificado tal atitude como um devaneio de um qualquer chef, ou uma fase da adolescência, resolvi experimentar. Parecia divertido e se ele pode, eu também.
Comecei assim a bater com a massa na bancada, esticar, enrolar e repetir. E funcionou. Depois de ter acertado uma ou duas vezes no armário de cima, lá lhe ganhei o gosto e algum jeito. Estive nisto uns bons 10 minutos.
O cão olhava aparvalhado,

[Image: 2nh3jf5.jpg]

a empregada adivinhava o armário superior todo sujo e a minha mulher olhava incrédula. É verdade, acho que não vos disse. Cheguei a um acordo com ela. Posso usar a cozinha desde que a deixe comer o pão. Sim, subornei-a. E depois?
Bem, lá coloquei a massa num recipiente em vidro e cobri com película plástica. Assim ficou 3 horas. 

[Image: 2n7h5af.jpg]

Já crescida:

[Image: 2h3ygox.jpg]

Fase de decidir por um pão grande ou dois mais pequenos. Escolhi a segunda e fiz dois pães aproximadamente do mesmo tamanho. Estiquei a superfície, passeio para um pano de linho, borrifei com farinha e lá os deixei assim 50 minutos.

[Image: 2pyup06.jpg]

A uns 15 minutos do final aqueci o forno, coloquei lá o recipiente com água e depois de pulverizar o forno com água, sim já tenho um pulverizador, coloquei os pães em cima de folha de alumínio 15 minutos a 240º e mais 20 a 190º.
Já para o final do tempo achei que estavam a ficar escuros por cima e com receio de os queimar tapei-os com folha de alumínio.
E pronto. Ficaram assim. Estou muito satisfeito.

[Image: nys8ap.jpg]

30 minutos a arrefecer, com uma grelha debaixo pare evitar condensação e claro a faca de serrilha, não é Julio?

[Image: 25tgos2.jpg]

O sabor está muito bom, mas gostei mais do primeiro. Não sei se por ter usado levedura diferente se por ter misturado farinhas. Enquanto escrevo isto um deles já foi, o outro fatiei e congelei.

[Image: 9gyayx.jpg]

"Marcha" amanhã Smile
Reply
E pronto, estás lançado!  
Já tens uma faca apropriada e tudo! Smile
É continuar!!

Quando quiseres congelar o pão, evita cortar em fatias, sobretudo finas, pois dessa forma o pão é mais afectado pela formação dos cristais de gelo. Congela bocados grandes.
Reply
Sim, Júlio, tens razão. Acabei por fatiar fino, mas congelei em sacos que permitem um vácuo parcial.
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)