Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ana Rocha
Bom dia Caros fazedores de Pão 

Cheguei ao fórum por convite do Camilo Farinha o qual aceitei com muito gosto.
Eu ao contrário de muitos de vós não vi avós nem mãe a fazer pão. O meu bichinho despertou no Natal de 2009. Ofereceram me um livro de pastelaria que lá no final tem um capítulo dedicado a pães muito simples e muito bons. Comecei pelo naan, depois de centeio e fui tentando e falhando mas com fermento seco ou de padeiro. Pouco depois fiquei desempregada e tinha tempo para vaguear na maravilhosa internet... até que encontrei um blog que me viciou e não desisti enquanto não consegui criar o meu fermento e comecei a fazer "pão a sério". Já vão uns tempos e hoje só tenho pena de não fazer mais pão. Fazia todos os dias se pudesse!! Aliás mudei do Porto para Lisboa e o fermento veio comigo. Já mudei de casa e o fermento veio comigo. Só não vai de férias porque porque... Wink

E pronto. Cá está mais uma aprendiz de feiticeira de pão, como diz o Pedro Mendonça.

Até breve, com muitas partilhas
Ana
Reply
Bem vinda Ana,

Agora no teu post de apresentação "oficial" :-)

Curioso que na maioria das pessoas, parece que este "bichinho", esta paixão, é relativamente recente.

Deve ter sido um vírus que se espalhou ou então foi mesmo o blog Zine de Pão que nos inspirou a todos de forma marcante, não sei se terá sido este, o blog que te inspirou, foi?

Obrigado por teres acedido ao meu convite, espero que esta comunidade cresça e que floresçam as discussões e os encontros presenciais.

Abraço
Camilo Farinha
Reply
(2016-10-24, 13:37)Camilo Farinha Wrote: Bem vinda Ana,

Agora no teu post de apresentação "oficial" :-)

Curioso que na maioria das pessoas, parece que este "bichinho", esta paixão, é relativamente recente.

Deve ter sido um vírus que se espalhou ou então foi mesmo o blog Zine de Pão que nos inspirou a todos de forma marcante, não sei se terá sido este, o blog que te inspirou, foi?

Obrigado por teres acedido ao meu convite, espero que esta comunidade cresça e que floresçam as discussões e os encontros presenciais.

Abraço
Camilo Farinha

Obrigada!

Seja qual for a fonte do "bichinho", ainda bem que chegou! Também me cruzei com o Zine de Pão cedo mas a minha inspiração veio do Tartine Experiment, atualment Girl meets rye (que não tem tido publicações, infelizmente). Não sei como fui lá parar, do que andava à procura mas essa é a minha referência. A partir daí fui vendo outros tantos, mas aquelas fotografias e as descrições.... Mais recente é o The Perfect Loaf, do Maurizio. Divinal! O Zine que me perdoe (só eu sei a "inveja" que tenho de não poder mudar-me para um país nórdico onde levam isto a sério...) mas estes dois blogs... são uma perdição.
Aliás, o Zine de Pão é dos poucos escritos em português que tenha encontrado e que tem conteúdo que realmente interessa! E por isso merece todos os elogios. Lembro-me bem da satisfação de encontrar um blog de "Sourdough bread" em português, ainda que vindo de fora Smile
Reply
Olá Ana, vamos reavivar este forum como disse o CamiloFarinha.

Não sei qual a história deste blog, nem quanto tempo tem, mas acho sinceramente que um forum de pão tem tudo para ser um sucesso, há muita gente curiosa sobre este assunto, muita gente que gostaria de partilhar as suas dúvidas ou experiências, é algo tão pessoal e uma experiência tão gratificante que não há forma de não querer ser partilhada! Dêem uma vista de olhos no forum thefreshloaf, há potencial para este forum se tornar exatamente como esse cá em Portugal.

Já agora parabéns pela iniciativa, nunca é tarde de mais para aprender!

Eu já estou a aprender consigo, não conhecia o the perfect loaf, vou le-lo com muita atenção!

beijos
Pedro Mendonça
Reply
(2016-10-25, 12:19)PeterSanctus Wrote: Olá Ana, vamos reavivar este forum como disse o CamiloFarinha.

Não sei qual a história deste blog, nem quanto tempo tem, mas acho sinceramente que um forum de pão tem tudo para ser um sucesso, há muita gente curiosa sobre este assunto, muita gente que gostaria de partilhar as suas dúvidas ou experiências, é algo tão pessoal e uma experiência tão gratificante que não há forma de não querer ser partilhada! Dêem uma vista de olhos no forum thefreshloaf, há potencial para este forum se tornar exatamente como esse cá em Portugal.

Já agora parabéns pela iniciativa, nunca é tarde de mais para aprender!

Eu já estou a aprender consigo, não conhecia o the perfect loaf, vou le-lo com muita atenção!

beijos
Pedro Mendonça

Concordo Pedro.
Há cada vez mais curiosos e aventureiros no mundo do pão pela insatisfação da pouca qualidade do pão comercial e o preço daquele que é vendido como sendo melhor. Se todos gostamos e nos preoupamos com o mesmo, ainda que seja o prazer de comer um bom pão, porque não partilhar dúvidas e inseguranças sobre todo o percurso até lá chegar? Por muito especial que seja, não tem de custar tão caro porque há uma marca a pagar...
O Maurizio do The perfect loaf tem sido o meu mentor por falta de encontrar alguém por cá. É muito recetivo a todas a dúvidas. Adorava conhece lo pessoalmente. Mas finalmente encontrei vos e assim fica muito mais fácil!

Sem dúvida, vamos manter esse fórum e publicitar para esclarecer todos os interessados! Não há melhor do que conversar com quem nos entende e partilha interesses.

Até breve
Ana
Reply
Bem-vinda e bom pão!

Abraço

Nuro
Reply
(2016-10-25, 14:49)NMatosCarvalho Wrote: Bem-vinda e bom pão!

Abraço

Nuro

Vou tentar trazer para cá os pães que vou fazer ainda esta semana. 
Talvez assim consigamos atrair mais "admiradores".

Partilhem o que andam a fazer?
Reply
Ana, esta semana ando a fazer pão de alfarroba e broa trigamilha, mas na área de receitas e formulações já lá estão as duas :-)

Queremos saber mais sobre o teu pão de "alfarroba, kamut e césamo", parece-me uma boa combinação!

Partilha connosco a formulação, o processo e as notas de degustação ;-)
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)