Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Olá sou Paulo gandarez
Olá a todos.
O meu nome è Paulo Gandarez e sou natural de uma aldeia entre Aveiro e Coimbra.
o pão ( de fermentação natural / sourdough ) e o chocolate( bean to bar) são as minhas paixões.
Desde há uns anos que me interesso por pão de fermentação natural. Hoje trabalho em Londres, numa padaria onde se moe quase todo o trigo que consumimos para produzir o nosso pão. O dono procura incentivar os agricultores a produzir trigo de variedades antigas e claro biológico.
Não sei se me poderão orientar, mas sabem de algum agricultor de trigo ou cereais biologicos. Ou mesmo uma moagem que moa trigo biologico nacional , e se for trigo de variedades antigas era perfeito.
Eu sei que este tipo de pergunta é um bocadito esquesita, mas se me puderem ajudar.
Espero que este forum faça sucesso e os padeiros se unam para que no futuro tenhamos uma boa padaria e bons consumidores.

Obrigado
Reply
Olá Paulo!
Bem vindo ao fórum!
Podes dizer o nome da padaria?

Directamente e respondendo à tua pergunta, a pessoa que te poderá ajudar será o Diogo Amorim, que acabou de abrir uma padaria em Lisboa (Gleba) onde só utiliza cereais de variedades nacionais, apesar de não estarem certificados como bio. Ele fez uma pesquisa nacional à procura desses agricultores.

Nesta padaria ele vai moer os cereais.

Procura no facebook e encontrarás os contactos.

Estás desde já convidado para partilhares os pães/grãos típicos ingleses que fazes na padaria! ;-)

Diria que o movimento do bom pão em Portugal está a começar a despertar neste momento. Já abriram algumas coisas, se bem que a grande maioria continue ainda com os processos industriais não artesanais e cheios de químicos.

Abraço
Camilo

Sent from my SM-G903F using Tapatalk
Reply
(2016-12-16, 23:54)gandarez Wrote: Olá a todos.
O meu nome è Paulo Gandarez e sou natural de uma aldeia entre Aveiro e Coimbra.
o pão ( de fermentação natural / sourdough ) e o chocolate( bean to bar) são as minhas paixões.
Desde há uns anos que me interesso por pão de fermentação natural. Hoje trabalho em Londres, numa padaria onde se moe quase todo o trigo que consumimos para produzir o nosso pão. O dono procura incentivar os agricultores a produzir trigo de variedades antigas e claro biológico.
Não sei se me poderão orientar, mas sabem de algum agricultor de trigo ou cereais biologicos. Ou mesmo uma moagem que moa trigo biologico nacional , e se for trigo de variedades antigas era perfeito.
Eu sei que este tipo de pergunta é um bocadito esquesita, mas se me puderem ajudar.
Espero que este forum faça sucesso e os padeiros se unam para que no futuro tenhamos uma boa padaria e bons consumidores.

Obrigado

Bom dia Paulo
Bem vindo ao grupo. Para começar deixe me desejar todo o sucesso à padaria onde trabalha. É de louvar nos dias que correm pão tão artesanal como esse que fazem.
Eu própria estou prestes a começar a minha fábrica de pão artesanal para forncer alguns locais. A minha preocupação principal foi encontrar farinhas de Mós de pedra. Não tem sido fácil mas já encontrei alguns moinhos que ainda funcionam. Só me falta confirmar a origem dos cereais. Tenho algumas dúvidas que sejam nacionais e biológicos quase de certeza que não são. Serão de pequenos produtores? Talvez.
Um dos moinhos que estará mais recetivo a moer os cereais que lhes fizer chegar é precisamente o que está em Oliveira de Azeméis, no "museu do pão". Não fazem moagem para venda mas pelo menos a mim disseram que estão ao dispor. Só não fazem a limpeza dos cereais. De resto mesmo os trigos antigos suponho que vão moer.

Boa sorte e bom trabalho
Ana
Reply
Olá , obrigado. Boa dica Sr Camilo. A padaria onde trabalho é a E5 Bakehouse , o trigo é moido no local e é trigo antigo( parragon não sei se será o nome técnico) e trigo espelta. Os pães que fazemos não são os tradicionais ingleses: pão de centeio negro tipo rugbrod, sourdough...è uma padaria com uma boa filosofia.
Fico muito contente que esta nova vaga do pão tradicional/ saudável esteja a "rebentar" em Portugal como disse na rtp2 o mestre Mário ehehe.
Obrigados
Reply
(2016-12-19, 01:55)gandarez Wrote: Olá , obrigado. Boa dica Sr Camilo. A padaria onde trabalho é a E5 Bakehouse , o trigo é moido no local e é trigo antigo( parragon não sei se será o nome técnico) e trigo espelta. Os pães que fazemos não são os tradicionais ingleses: pão de centeio negro tipo rugbrod, sourdough...è uma padaria com uma boa filosofia.
Fico muito contente que esta nova vaga do pão tradicional/ saudável esteja a "rebentar" em Portugal como disse na rtp2 o mestre Mário ehehe.
Obrigados

Olá mais uma vez Paulo.
Curiosamente em pesquisa que fiz encontrei essa padaria como um local de formação. Nada contra a formação em Portugal mas parece que simplesmente não encontro. A descrição das formações que têm aí são muito apelativas. Diria que são uma boa aposta? 
Aguardo a sua opinião 
Ana
Nota. Cheguei a ter o prazer de trocar ideias com o chef Mário, mas já não vou a tempo de ter formação com ele visto que teria de ser até final do ano, em Lisboa. Resta me aguardar por oportunidades de formação no Porto.
Reply
Olá ,a e5 tem 2 cursos : primeiro e nivel avançado. sao durante um dia,e penso que serão bons. Nunca participei em nenhum mas penso que sim. mas existe muita bibliografia interessante sobre o pão ( sobretudo em ingles ). A e5 é um marco, não só pelo pão mas na procura de utizaçao de trigo antigo, pelas suas actividades sociais...video muito interessante https://www.youtube.com/watch?v=cX-O8JiZK14, como esta attitude muitas.
Existe tambem a artisan school of food https://www.schoolofartisanfood.org/, até em Barcelona na chocolate academy ( gurb) existe um curso mito bom acervca de pao co Xavier barriga.
Será sempre um prazer tela por cá. disponha
Reply
(2016-12-20, 01:14)gandarez Wrote: Olá ,a e5  tem 2 cursos : primeiro e nivel avançado. sao durante um dia,e penso que serão bons. Nunca participei em nenhum mas penso que sim. mas existe muita bibliografia interessante  sobre o pão ( sobretudo em ingles ). A e5 é um marco, não só pelo pão mas na procura de utizaçao de trigo antigo, pelas suas actividades sociais...video muito interessante  https://www.youtube.com/watch?v=cX-O8JiZK14, como esta attitude muitas.
Existe tambem a artisan school of food https://www.schoolofartisanfood.org/, até em Barcelona na chocolate academy ( gurb) existe um curso mito bom acervca de pao co Xavier barriga.
Será sempre um prazer tela por cá. disponha

Bom dia Paulo,

No início de fevereiro vou até Londres e gostava muito de conhecer a E5! Pode dar-me indicações da melhor maneira para chegar à vossa padaria? Se não me levar a mal, recomenda outras padarias artesanais? Tem conhecimento se haverá formação entre 6 e 8 de fevereiro?
E já agora, aproveito para perguntar por locais (produtores/mercados) onde possa comprar farinhas/cereais de qualidade e a bom preço. (Sendo que vou voar pela Ryanair, estou limitada à bagagem de cabine, 10kg)

Atentamente,
Ana
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)