Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O meu fermento natural - evolução
Olá  Smile

Sou nova aqui e como vos contei, comecei a fazer o meu fermento natural na 4a feira (29.03.2017).
Vou descrever toda a evolução do fermento para que possam acompanhar o processo e ajudar-me nas dúvidas que vão aparecer de certeza.

Antes de começar a fazer o meu fermento natural, li muito e vi muitas receitas diferentes, pelo que decidi não seguir, à risca, nenhuma das receitas e estou a fazer do seguinte modo:

Fermento Natural

1.º Dia (29.03.2017)

Ingredientes:
20 g de farinha de trigo
20 g de farinha de trigo integral
40 g de água mineral
5 g de mel

20 g + 20 g + 40 g + 5 g = 85 g (100 % de hidratação)

Preparação:
Numa taça de vidro, coloquei todos os ingredientes e misturei bem.

Tapei a taça com papel de cozinha e coloquei um elástico à volta.
Guardei num armário escuro durante 24 horas.

2.º Dia (30.03.2017) 

Ingredientes:
Fermento natural do 1.º dia 
15 g de farinha de trigo
15 g de farinha de trigo integral
30 g de água mineral
3 g de mel

85 g + 15 g + 15 g + 30 g + 3 g = 148 g (100 % de hidratação)

Preparação:
Na mesma taça, ao fermento natural do 1.º dia, adicionei 15 g de farinha de trigo, 15 g de farinha de trigo integral, 30 g de água mineral e 3 g de mel. Misturei bem, tapei a taça com papel de cozinha + elástico à volta e guardei num armário escuro por mais 24 horas.

3.º Dia (31.03.2017)

Ingredientes:
40 g do fermento natural do 2.º dia 
20 g de farinha de trigo
20 g de farinha de trigo integral
40 g/ml de água mineral

40 g + 20 g + 20 g + 40 g = 120 g (Proporção 1:1:1:, com 100 % de hidratação)

Preparação:
Logo à noite, vou retirar, para outra taça, 40 g do fermento natural do 2.º dia e vou adicionar (a essas 40 g de fermento natural) 20 g de farinha de trigo, 20 g de farinha de trigo integral e 40 g de água.
Vou misturei bem, tapar a taça com papel de cozinha + elástico à volta e vou guardar num armário escuro por mais 24 horas.
Logo à noite, antes de fazer o procedimento, tiro fotos para vos mostrar  Smile

Acham que estou a ir bem?

Obrigada *
Reply
Olá Daniela,

É muito importante, mais do que seguir uma receita, quer para fazer pão, quer para desenvolver uma massa mãe/isco, é ler os sinais de vida que deveriam começar a existir nessa massa mãe e qual a evolução dos mesmos.

Imagina que se está a desenvolver mais depressa que o previsto para essas 24 horas? Deverias, então, passar a alimentar / refrescar a massa mãe, não em 24 horas, mas em menos tempo (12horas/18horas/...).

Qual a atividade atual da massa mãe? Está a gerar dióxido de carbono? muito? está a crescer em tamanho? esse crescimento está a durar quanto tempo até diminuir de volume? e cresce quanto? o dobro, mais do dobro?

O cheiro é saudável? agradável? está a fica muito ácido?

Envia fotos antes de alimentares a colónia, para percebermos melhor e depois toma nota da evolução nos parâmetros que referi.

Bjs
Camilo
Reply
Olá Camilo,

Antes de mais, muito obrigada pela pronta ajuda!

Ontem alimentei às 19h00, por isso, está na hora de fazer alguma coisa (ou não)..

Descrição da evolução:

Atividade: a massa apresenta uns pequenos furinhos na parte de cima (ainda não lhe mexi com o garfo de plástico); por isso penso que já esteja a gerar dióxido de carbono;

Crescimento: nota-se um bocadinho de nada a massa mais baixa junto ao vidro, pelo que me parece que está a querer começar a crescer;

Cheiro: não azedo, sim um pouco ácido.

Temperatura ambiente: 20,6 graus.

Junto as fotos para melhor compreensão do que descrevi. (Nota: a taça está suja dos lados, mas foi de eu mexer os ingredientes ontem, não foi a massa que cresceu, porque eu espreitei de manhã e estava +/- como está agora). 

Dada a descrição, o que me aconselha a fazer?  Smile 

Muito obrigada
Daniela Campos

Attached Files Thumbnail(s)

Reply
Antes de te dar uma sugestão, ficam aqui umas dicas operacionais:
1. Limpa as paredes do recipiente depois de alimentares, porque a farinha seca agarrada ao recipiente atrai bactérias indesejáveis e porque com as paredes limpas consegues ver melhor qual o crescimento que ele teve e se já esteve num ponto máximo e eventualmente já desceu.
2. Se usares aqueles frascos de vidro herméticos e lhe retirares a borracha, ficas com um recipiente mais prático para manteres a colónia.

Agora, depois de ver como ele está, parece-me muito fraco ainda. Vejo-me tentado a dizer-te para deixares mais 12 horas e amanhã, logo de manhã, avaliares e refrescares.

Em alternativa, guardar um bocado desse num sitio e esperar as 12 horas para veres a evolução e refrescar, desde já, a outra parte, com água e farinha. Na tua posição talvez optasse por esta alternativa e depois, amanhã, escolhia a que estivesse mais forte para continuar o processo.

De nada! :-)
Camilo
Reply
Segui o conselho Smile

3.º Dia (31.03.2017):

Do meu fermento natural, com 148 g, fiz o seguinte:

Separei 80 g para uma taça limpa e tapei com papel de cozinha + elástico à volta.
Vou guardar num armário escuro por mais 12 horas.

Separei 40 g para uma taça limpa e:

Ingredientes:
40 g do fermento natural do 2.º dia
20 g de farinha de trigo
20 g de farinha de trigo integral
40 g/ml de água mineral

40 g + 20 g + 20 g + 40 g = 120 g (Proporção 1:1:1:, com 100 % de hidratação)

Preparação:
A 40 g do fermento natural do 2.º dia, adicionei 20 g de farinha de trigo, 20 g de farinha de trigo integral e 40 g de água.
Misturei bem, transferi para uma taça limpa (perdi 5 g, ficando com 115 g) tapei a taça com papel de cozinha + elástico à volta.
Vou aguardar num armário escuro por mais 12 horas.

Amanhã de manhã irei espreitar e ver o que aconteceu em cada uma das taças Smile

Até amanhã.
Boa noite e obrigada.

Daniela
Reply
Bom dia 

4.º Dia de manhã (01.04.2017) – passaram 24h + 24h + 12h:

Temos as fotos de ambas as taças:
1 – Não alimentado
2 – Alimentado

Atividade: a massa não alimentada apresenta mais furinhos do que a massa que foi alimentada. 

Crescimento: Ambas cresceram um bocadinho.

Cheiro: Parece que cheira a cerveja. O cheio da taça não alimentada é mais intenso do que o da taça alimentada.

Temperatura ambiente: 20,3 graus.

Não fiz nada.

Conselhos? ?

Obrigada
Daniela

Reply
Olá Daniela
Conselho: face às imagens de ambas... esperar! 6h / 12h e depois avaliar novamente.

Sent from my SM-G903F using Tapatalk
Reply
Olá,

Fui agora espreitar e o estado é igual, por isso nem tirei fotos.

Não sei o que faça Sad

Será que está frio (temperatura ambiente em minha casa: 20,6 graus)?

Secalhar não vai dar certo Sad
Reply
20 graus não será a temperatura ideal mas também não é assim tão frio.

Eu refrescaria o que tem mais atividade.

Usa água tépida (30 graus), se possivel.

Sent from my SM-G903F using Tapatalk
Reply
Bom dia,

4.º Dia à noite (01.04.2017) – passaram 24h + 24h + 24h:

Ontem às 21h, acabei por:

N. 1 (não alimentado) - embora fosse o que me parecia ter maior atividade, não mexi (falta de experiência)

N. 2 (alimentado):

Separei 40 g para uma taça limpa e:

Ingredientes:
40 g do fermento natural do 3.º dia
40 g de farinha de trigo
40 g de água mineral +- a 30 graus

40 g + 40 g + 40 g = 120 g (Proporção 1:1:1, com 100 % de hidratação)

Coloquei, em ambas as taças, uma fita cola do lado de fora para perceber melhor o crescimento.

5.º Dia de manhã (02.04.2017) - passaram 24h + 24h + 24h + 12h:

Ponto de situação:
N. 1 (não alimentado) – foi alimentado apenas uma vez, após 24h.
N. 2 (alimentado) – foi alimentado três vezes, a cada 24h.

Fui agora espreitar e acho que regrediram… Sad  
Não apresentam quaisquer furinhos e não cresceram nada, como comprovam as fotos Sad

Vale a pena continuar? Gostava tanto de ter o meu fermento natural…

Obrigada e bom Domingo
Daniela

.png   20170402_092844_resized.png (Size: 77,33 KB / Downloads: 32)
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)