Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O meu fermento natural - evolução
Alô Camilo  Smile

Cá estou eu a dar notícias eh eh

Ao fim de 12 horas da alimentação na proporção 1:2:2, temos o que se vê nas fotos, muitas bolinhas e crescimento quase no dobro.
Parece-me (com a minha pouca experiência) que ainda não atingiu o pico de atividade, mas que amanhã às 8:00 da manhã (ao fim de 24 horas da alimentação) já estará na fase descendente.

Vamos à 2.ª fase. 
Eu só vou querer fazer pão no fim de semana. Assim, se bem percebi a sua explicação, se não for fazer pão nas próximas 24h, devo colocar a comunidade no frigorifico quando esta atingir o pico de atividade, sem a alimentar, certo?

Depois, quando quiser fazer pão:
"Retiras do frio no dia anterior a fazeres pão, alimentas, deixas à temperatura ambiente e no dia seguinte fazes a "colheita" para o teu pão. Se verificares que no dia seguinte está com atividade reduzida ou ainda muito ácido, por ter estado muito tempo no frio, então refrescas novamente antes de fazeres pão... tens é que esperar novamente as 24 horas ou as horas que forem necessárias até estar no ponto novamente."

E só mais uma questão, a partir de agora a alimentação será sempre na proporção 1:2:2?

Muito obrigada  Smile

Beijinhos
Daniela Campos

Attached Files Thumbnail(s)

Reply
(2017-04-19, 20:33)danielaoampos Wrote: Alô Camilo  Smile

Cá estou eu a dar notícias eh eh

Ao fim de 12 horas da alimentação na proporção 1:2:2, temos o que se vê nas fotos, muitas bolinhas e crescimento quase no dobro.
Parece-me (com a minha pouca experiência) que ainda não atingiu o pico de atividade, mas que amanhã às 8:00 da manhã (ao fim de 24 horas da alimentação) já estará na fase descendente.

Vamos à 2.ª fase. 
Eu só vou querer fazer pão no fim de semana. Assim, se bem percebi a sua explicação, se não for fazer pão nas próximas 24h, devo colocar a comunidade no frigorifico quando esta atingir o pico de atividade, sem a alimentar, certo?

Depois, quando quiser fazer pão:
"Retiras do frio no dia anterior a fazeres pão, alimentas, deixas à temperatura ambiente e no dia seguinte fazes a "colheita" para o teu pão. Se verificares que no dia seguinte está com atividade reduzida ou ainda muito ácido, por ter estado muito tempo no frio, então refrescas novamente antes de fazeres pão... tens é que esperar novamente as 24 horas ou as horas que forem necessárias até estar no ponto novamente."

E só mais uma questão, a partir de agora a alimentação será sempre na proporção 1:2:2?

Muito obrigada  Smile

Beijinhos
Daniela Campos

Olá Daniela

Eu alimento quase sempre nessa proporção. Mas és livre de fazeres experiências e veres como se dá melhor.

Para guardar no frio, podes guardar após a colheita do isco para o pão e guardas só o resto no frio, neste caso estará na sua fase máxima ou próximo disso. No entanto, podes guardar em qualquer altura, de preferência quando ainda está na fase de crescimento.

E queremos ver essas experiências materializadas em pão!!

Beijinho
Camilo
Reply
Bom dia  Smile

Ontem quando me fui deitar, tinham passado 15 horas da alimentação, fui espreitar como estava a minha comunidade e deparei-me que já estava em fase descendente. Ou seja, não deve crescer mais do que o dobro. É normal?

Coloquei-a, imediatamente no frigorífico e fui dormir.

Agora de manhã, fui ver como está e desceu até à fase inicial. É normal?

Para estar guardado no frigorífico, fecha-se mesmo a taça, com a tampa ou não?

Desculpe tanta pergunta, mas é um processo totalmente novo para mim.

Agora vou deixar no frigorífico até amanhá e depois darei inicio ao procedimento para o meu primeiro paozinho eh eh

Veremos se irei ter pão comestível  Tongue 

Beijinhos e muito obrigada pela paciência (já que os outros padeiros estão todos de férias eh eh)

Daniela Campos

Attached Files Thumbnail(s)

Reply
Olá Daniela,

Imagina a evolução da fermentação, quer da massa mãe, quer do pão, como uma curva de gauss, de distribuição normal.

Tens um crescimento, um pico de atividade e depois volta a cair para os níveis iniciais.

Resumindo, é perfeitamente normal. Também é normal formar-se uma película/camada de água à superficie.

Vou falar com os outros padeiros, ou pelo menos com alguns, para ver se acordam.

Pode ser que tenham algum input a dar à conversa.

Beijinhos
Camilo
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)