Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Padeiros que nos inspiram
O que nos inspira para fazer pão?

O que nos inspira para fazer melhor? para fazer diferente? o que nos orienta o caminho e nos faz querer seguir esta ou aquela estrada? explorar novos caminhos?

No meu caso tenho uma grande inspiração pessoal: a minha avó materna, a avó Lina, que fez pão durante quase toda a sua vida, pão amassado em masseiras de madeira, pão cuja farinha era peneirada, pão cuja farinha era moída em mós de pedra, em locais que hoje estão abandonados, pão que era feito com massa velha, pão que era feito seguindo rituais, com espiritualidade.

E quais são as minhas inspirações mais recentes?

O padeiro que me despoletou este querer aprender, e crescer como padeiro amador, foi o português Paulo Sebastião (www.zinedepao.pt), devorei o blog, numa altura em que já estava "inativo". Comecei no inicio e li todos os textos. Os textos refletem a própria aprendizagem do Paulo, na sua própria busca por fazer melhor.

Recentemente tenho também acompanhado outros padeiros, que são chefs no dia a dia e padeiros amadores nas horas vagas, como o Jeremy Shapiro (www.stirthepots.com) ou então padeiros profissionais que seguem uma filosofia de fazer pão artesanal, como o Ian Lowe (não percam o seu o instagram @apieceofbread, onde ele partilha de uma forma humilde o seu conhecimento).

O Ian também partilha gratuitamente as suas formulações e outros documentos, que vão desde estudos cientificos a dicas importantes para manter o isco vivo. Podem consultar aqui:

https://www.dropbox.com/sh/9qinzbju8ihqy...Xsjya?dl=0

Boas leituras e fontes de inspiração!
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)