Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Quando colocar a massa no frigorifico?
Caros amigos,

A confecção do pão envolve várias etapas e não podendo por vezes estar disponivel para dar sequência a todas elas, sem interrupções, como gerir isso? Sim, o frigorifico pode dar uma ajuda, mas como usa-lo?

Tenho o isco pronto e quero fazer pão, mas sei que após amassar a massa tem que levedar x horas e sabendo que ao fim dessas x horas não estou em casa. Devo:
1 - colocar a massa acabada de amassar no frigorifico para levedar mais tarde
2 - deixar a levedar logo após amassar, mesmo que eu só chegue a casa, imaginemos ao fim de 8h ou 9h e a levedação leve, por exemplo 5h. Ou seja, há problema em deixar a massa em repouso tempo demais?
Reply
(2016-01-13, 11:54)Julio Wrote: <p>Caros amigos,<br />
<br />
A confecção do pão envolve várias etapas e não podendo por vezes estar disponivel para dar sequência a todas elas, sem interrupções, como gerir isso? Sim, o frigorifico pode dar uma ajuda, mas como usa-lo?<br />
<br />
Tenho o isco pronto e quero fazer pão, mas sei que após amassar a massa tem que levedar x horas e sabendo que ao fim dessas x horas não estou em casa. Devo:<br />
1 - colocar a massa acabada de amassar no frigorifico para levedar mais tarde<br />2 - deixar a levedar logo após amassar, mesmo que eu só chegue a casa, imaginemos ao fim de 8h ou 9h e a levedação leve, por exemplo 5h. Ou seja, há problema em deixar a massa em repouso tempo demais?<br /> </p>

Olá Júlio,

Sim, há problema se a massa levedar tempo demais.

Pensa na massa como se fosse o isco. Tem uma fase de crescimento, em que é capaz de duplicar/triplicar de tamanho e depois começa a perder força e a baixar de volume.

Acontece o mesmo com a massa que está a levedar. Se passar do ponto ótimo, quando a meteres no forno, ela já não vai crescer porque já não está com força, com vida, e o resultado esperado é um pão que até vai baixar de volume no forno, nunca crescer.

Conclusão, se não tens a certeza, é melhor ir para o frio.

Abraço
Camilo
Reply
Ok, entendido.
Obrigado. Abraço,
Júlio
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)