Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Conversão de tipos de farinha.
Boa noite,

Adquiri uma maquina de pão, mas os tipos de farinha vêm especificados para alemanha e austria.

Gostaria de saber se alguem me consegue ajudar a converter estes valores para os tipos de farinha que encontramos no nosso mercado.

Anexo foto da tabela que vem no manual.

Obrigado

Attached Files Thumbnail(s)

Reply
Olá

No trigo, do número mais baixo para o mais alto, para as nomenclaturas nacionais terás mais ou menos isto:

T55
T65
T80 ou T110
T150 (Integral)

No centeio, é mais ou menos isto:

T70
T85
T130
T170 (Integral)

Nos supermercados encontras, no caso do trigo, a T55 e T65 e depois "integral" (T110 ou T150). 
No caso do centeio encontras integral (T170) e não integral (talvez próxima de T70 ou T85)...

E é isto! :-)

Se comprares em supermercados bio, provavelmente encontras marcas estrangeiras onde fazem referência a esses códigos que já tens.

Abraço
Camilo
Reply
Boa tarde.

Muito obrigado pelas dicas.

Mas estou a ser fustigado pelo inssucesso,

Fiz os 1ºs bem, depois usei as misturas pre-feitas, apenas com problemas na quantidade de sal, e agora estou a tentar fazer novamente com as farinhas normais sem sucesso.

Já fiz 2 vezes sempre com o mesmo resultado, mudando apenas o programa. No primeiro usei o programa 1 e agora o 3, por este ter mais tempo de levedação. (maquina Lidl)

Não sei o que está a acontecer, mas o pão n está a crescer...

Estou a misturar centeio (T70) com trigo (T65) e Trigo integral (T170) e o pão não cresce.

A diferença para o que fiz inicialmente sem o integral, é que na altura usava fermento daquelas saquetas, e agora estou a usar em pó nas dosagens indicadas na embalagem do fermento, ou seja, para 680gr farinha ao todo, estou a colocar +-28gr fermento em pó.

Poderá ser deste tipo de fermento não dar para máquina?

Agradeço ajuda.
Reply
Qual é o fermento que estás a usar?

Para fazer pão, o único "fermento" a usar são leveduras/bactérias e nunca fermento para bolos.

Se estás a usar fermento para bolos, isto é, fermento químico, como o "Royal", então é normal que o pão não cresça, ou cresça pouco.

O pão é um alimento fermentado, um alimento vivo, que cresce pela ação das leveduras e bactérias, seres vivos, que ao se alimentarem/reproduzirem geram CO2 e álcool. O fermento químico funciona por reação química com o calor.

O que tu tens de usar é fermento de padeiro, que é composto essencialmente pela levedura:

Sacchromyces cerevisiae

Pode ser encontrado em pó (normalmente em saquetas de 11gr) ou na sua forma fresca prensada (em cubos de 25 gr, que se encontram à venda na seção refrigerada de pastelaria).

Também podes usar leveduras naturais, aquilo a que habitualmente se chama de massa mãe ou de isco, etc. Estas leveduras naturais (compostas por várias estirpes de leveduras e bactérias) podes tu criar em casa (vê alguns tópicos sobre o assunto) ou pedir a alguém que já use para te dar um bocadinho.

Abraço
Camilo
Reply
Pronto, tá explicado... tou a usar o da royal agora....

Eu estava desconfiado, ams nada como confirmar!

Obrigado pela ajuda!

Comprei desses blocos de 25gr, experimentar hoje, a ver se finalmente sai pão! Big Grin

Abraço
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)