Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Apresentação - Paulo S
Viva pessoal!

O meu nome é Paulo Sebastião. Sou o tipo por detrás da Zine de Pão (http://zinedepao.pt) e vim aqui parar a convite do Júlio. Vivo em Estocolmo na Suécia e após uns bons anos a fazer pão em casa tornei-me padeiro de profissão há coisa de ano e meio. Trabalho na 'Bageri Petrus' (IG: @bageripetrus) há coisa de um ano e meio e adoro aquilo que faço. Os meus interesses são principalmente de massas levedadas seja por isco ou por fermento de padeiro, no início do blogue era um bocado 'nazi' em relação ao uso de fermento mas já há um bom tempo que mudei a minha opinião.

Não escrevo no blogue há muito tempo, por falta de tempo e motivação após toda a luta que passei aqui para me poder reconverter profissionalmente. Além disso, com o nascimento da minha filhota há quase 3 anos as coisas também se alteraram um pouco. Ao mesmo tempo, do meu blogue as pessoas esperavam mais receitas do que outra coisa qualquer (penso eu) e receitas de pão não me interessam muito. Não me levem a mal, mas a conclusão a que cheguei é que uma receita de pão é algo impossível de transmitir - posso transmitir uma fórmula/lista de ingredientes mas a partir daí está à disposição da pessoa que irá cozer o pão o modo de como a quer fermentar, tais como fazer a fermentação bulk no frigorífico ou à temperatura ambiente, fazer tudo à temperatura ambiente, etc.

Anyway, vou andando por aqui a espreitar o que se escreve e aprender com vocês e dar uma ou outra dica.

Porreiro a iniciativa de criar um fórum português. Já existe o equivalente espanhol há muitos anos mas ninguém teve a iniciativa (até agora) de criar o português. Boa! Já faço um post no blogue a fazer publicidade ao fórum.

Abraço
/Paulo

P.S: Já estou a viver há 8 anos no estrangeiro portanto mando umas quantas broas (pun intended) no português, peço desculpa pelo facto. Além disso o meu vocabulário técnico de panificação em português é muito reduzido mas espero aprender com vocês.
Reply
Muito bem-vindo Paulo!

Já o escrevi num tópico, e escrevo-o novamente, o teu blog foi uma inspiração para mim. Descobri-o quando estava quase inactivo e devorei os teus posts todos, literalmente.

É uma honra ter-te como membro deste fórum. Perante a tua experiência e apesar de poderes aprender alguma coisa aqui com os alunos, nós já aprendemos ou ainda temos muito para aprender contigo.

O fórum está a começar mas não tem tido muita adesão. O formato "fórum" hoje em dia está a cair em desuso com as novas plataformas, pelo que agradeço desde já a divulgação e os teus contributos.

Grande abraço
Camilo
Reply
Bem-vindo Paulo!
Tal como o Camilo, também devorei o Zine de uma ponta à outra. Ajudou-me a aprender e a alimentar a paixão.
Fico também muito contente por teres aceite o convite e participares aqui no fórum connosco.
Um abraço
Júlio
Reply
Não posso deixar de comentar esta apresentação mesmo tendo já 8 meses!

Caríssimo Paulo, talvez um dia tenha o prazer de o conhecer pessoalmente, mas para já ficamos por aqui, posso-lhe dizer que foi o Paulo que me despertou esta curiosidade pelo pão, e fê-lo principalmente pela forma diferente que falava/escrevia no seu blog. Engraçado que tenha escrito "(...)do meu blogue as pessoas esperavam mais receitas do que outra coisa qualquer (penso eu)(...)" porque era precisamente as receitas que menos procurava, claro uma ou outra, para quem inicialmente não conhece nenhuma é importante ver com os seus próprios olhos a lista de ingredientes, mas eu corri o seu blog do princípio ao fim e peço-lhe que nunca o apague, porque tem lá tanta informação muito boa sobre o pão. Tempos, cortes, hidratação, temperaturas, utensílios, histórias, a sua história, sei lá... tudo escrito de uma forma muito genuína e sincera. Fala de sucessos e insucessos. Conta aventuras, transmite emoções e sentimentos, e deu a conhecer projectos em volta do pão em Portugal, como o moinho de Papel em Leiria por exemplo. A mim isso tudo atraiu-me imenso, muito, muito mais que as receitas per si. Como escrevi na minha apresentação eu andava em busca dos "segredos" de se fazer pães saborosos, aromáticos, estaladiços e duradouros, e lá estão esses segredos.

Já agora aproveito, desafio-o a fazer abrir uma thread aqui no forum precisamente sobre os efeitos da incorporação de fermento de padeiro juntamente com isco, qual a sua experiência em relação a isso e o que o fez mudar de mentalidade.

Grande abraço e muito sucesso na 'Bageri Petrus', quem sabe um dia não o vá visitar!
Reply
Tu és uma inspiração para nós!
Obrigado por cá passares e mandares dicas...

Abraço

Nuro
Reply
olá Paulo, também li o teu blog. Há uns anos era a única coisa escrita em português sobre sourdough e afins.
Espero que corra tudo a 100%.
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)