Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Apresentação
Boa Tarde a todos!

Acabei de me inscrever neste fórum, porque também só agora dele tive conhecimento. 
Ainda estou a "desbravar" o terreno porque sou aprendiz nestas andanças. No entanto estou encantado por ter encontrado um sitio em que posso partilhar com parceiros que julgo terem a mesma paixão que eu peo Pão!

O meu primeiro trabalho renumerado foi por volta dos 11 anos numa padaria - durante o período das férias grandes escolares - e começando por ser um extraordinário acaso acabou por se transformar numa fantástica fortuna!

Desde aí fazer pão. a espaços, foi um hobby que nunca larguei.

Nestes últimos anos, porque tenho mais algum tempo livre, estive ligado a um projecto artesanal de fabrico e entrega ao domicílio de Pão que achei fantástico mas nas bases que assentava demasiado utópico.

No entanto a partir daí nunca mais comprei pão - no sentido quotidiano do termo - e fabrico-o em casa para mim e para partilha com os meus amigos!

Criei por isso, uma exigência talvez demasiado radical que não se compadece - embora entenda - com o fabrico industrializado que de uma forma geral o consumidor se depara!

Mas como fazer pão artesanal é verdadeiramente um processo alquimista, não estou de forma alguma realizado com aquilo que sei e espero aqui aprofundar os conhecimentos com gente tão entusiasmante quanto eu, pela actividade nuclear que é a fabricação do pão tanto quanto possível o mais artesanal seja ele Nacional ou internacional - sim caros amigos porque nas minhas bolandas da vida encontrei por essa Europa fora extraordinários pães artesanais e até industriais!

Já vai longa a apresentação - vertente do entusiasmo - aquilo que mais dificuldade tenho é na busca e escolha da matéria prima: A(s) Farinha(s)!
Julgo que aqui vou encontrar tópicos que me ajudem a encontrar boas farinhas - de preferência moagens artesanais - mas que podem também ser industriais desde que ajudem à fabricação de um excelente pão saboroso e intenso!

Apenas com intuito complementar da minha apresentação aqui vos deixo o link de algumas das minhas produções: - 
https://www.facebook.com/O-Desejo-Ldm-15...40/?ref=hl

Saudações cordiais
Reply
Bem-vindo José

Estamos aqui todos para aprender e partilhar esta paixão de fazer bom pão.

Espero que consigas obter a informação que procuras.

Sobre farinhas e se tiveres possibilidade de comprar em quantidades grandes (500kg para cima) aconselho os nossos vizinhos espanhóis da roca fariners. Tem bio e não bio e dentro das bio têm produção por cilindros e por mós de pedra.

Em Portugal compra directo aos grandes produtores para farinhas não bio. Para farinhas bio a oferta é reduzida. Há aquela marca da herdade do carvalhoso, tenho experimentado algumas, excelente sabor mas as de trigo têm muito pouca força.

Abraço
Camilo
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)