Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Apresentação
Olá a todos os aficionados do pão.
Chamo-me Manuel, sou de Coimbra e entrei nestas andanças de fazer pão em forno eléctrico (até agora), há 2 anos, depois de ter apreciado um vídeo no Youtube, em que um padeiro homenageava o seu avô italiano que levou uma receita de fermento natural para o Brasil, há mais de 25 anos.
Tal receita, porém, já tinha passado os 100 anos de existência. Video: https://www.youtube.com/watch?v=rSzznd8TqpI (a partir de 1’50’’).
Como gosto (gostamos!) muito de pão e tenho algum tempo livre, decidi reproduzir a receita italiana e começar a fazer o designado pão de fermento natural. Nunca mais parei. Agora preparo-me para cozer o pão num forno de lenha.
De vez em quando recrio a receita, adicionando umas sementes e vários tipos de farinha e tenho-me saído bem quanto ao resultado.
Só agora descobri este Forum e aqui estou para aprender esta fantástica arte de fazer pão saboroso.
Reply
Bem-vindo Manuel!

O fórum ainda é muito jovem e temos todos a ganhar com a partilha de conhecimento e com a crítica construtiva, por isso, aguardamos as tuas partilhas e estamos cá, na medida do possível para ajudar no que for possível.

Duas coisas curiosas no vídeo:
1) fazerem massa mãe utilizando iogurte. É primeira vez que vejo;
2) fazerem massa mãe mais sólida ao contrário da norma habitual hoje em dia.

Obrigado pela partilha.
Abraço
Camilo

Sent from my SM-G903F using Tapatalk
Reply
(2016-02-25, 22:54)Camilo Farinha Wrote: Bem-vindo Manuel!

O fórum ainda é muito jovem e temos todos a ganhar com a partilha de conhecimento e com a crítica construtiva, por isso, aguardamos as tuas partilhas e estamos cá, na medida do possível para ajudar no que for possível.

Duas coisas curiosas no vídeo:
1) fazerem massa mãe utilizando iogurte. É primeira vez que vejo;
2) fazerem massa mãe mais sólida ao contrário da norma habitual hoje em dia.

Obrigado pela partilha.
Abraço
Camilo

Sent from my SM-G903F using Tapatalk

Olá Camilo. Obrigado pelas palavras de recepção.De facto, a receita funciona. Apenas não cumpro a parte em que, depois do pão moldado, vai ao frigorífico. Assim que a massa está bem levedada, moldo e vai para o forno. Funciona...Vou tentar meter uma foto - ontem tentei mas não consegui.Um abraçoManuel
Reply
Bem-vindo Manuel!
Como disse o Camilo, o fórum ainda está a começar a levedar, mas com as partilhas dos membros poderá ser um meio muito útil para aprendermos mais. Vou já ver esse vídeo!
Obrigado.
Cumprimentos
Júlio
Reply
O vídeo é muito interessante. Desconhecia este fermento com yogurte. Já agora, coloquem o vídeo noutra secção do fórum para não ficar aqui "perdido" nas apresentaçãoes.
Reply
<blockquote><cite>'Julio' pid='154' dateline='1456570738'</cite><bquote>
O vídeo é muito interessante. Desconhecia este fermento com yogurte. Já agora, coloquem o vídeo noutra secção do fórum para não ficar aqui "perdido" nas apresentaçãoes.</bquote></blockquote>

Já coloquei o video no capítulo "Recursos na Internet".
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)