Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pão Branco BTB
Às vezes é preciso voltar ao básico, daí o nome deste pão (Back to Basics) porque é "apenas" de farinha T65 bio, água, sal e massa mãe.

Formulação:
[Image: P%C3%A3o_Branco_BTB.png]

O facto de utilizar apenas uma farinha, teve como objetivo testar essa farinha bio que ainda não tinha utilizado.

Fiquei surpreendido pela positiva com o resultado final, que foi este:
[Image: P%C3%A3o_Branco_BTB.jpg]

Uma crosta de comer e chorar por mais, um miolo aberto e fofo, uma textura elástica qb e um aroma e sabores únicos.

Simplesmente divinal!

Espero que seja inspirador para fazerem um pão simples e delicioso.

Qualquer dúvida estão à vontade!
Saudações panificadoras!
Reply
Qual foi a marca da farinha bio ?

Sent from my iPhone using Tapatalk
Reply
(2016-03-04, 13:53)smpinto Wrote: Qual foi a marca da farinha bio ?

Sent from my iPhone using Tapatalk

Trigo T65 bio da provida.
Abraço
Camilo
Reply
Olá Camilo  Wink

Esta receita vai ser a minha primeira experiência quando o meu fermento estiver forte  Tongue

Gostava que me desse mais algumas indicações para eu ser bem sucedida, nomeadamente:

- faz uma pre fermentação com os 20% da massa mãe e com uma parte da farinha e da água ou junta logo todos os ingredientes?

- se percebi bem, depois de amassar, fica a levedar 8h a 18 graus e depois vai para o frigorífico 12h. Ora, em minha casa, atualmente, já está uma temperatura ambiente de 21 graus. Pode ser? E no frigorífico pode ficar, por exemplo, 16h?

- quando retira a massa do frigorifico, deixa-a quanto tempo à temperatura ambiente antes de colocar o pão no forno?

- mais alguma dica que ache importante para o meu sucesso no pãozinho?  Tongue

Muito obrigada.

Beijinhos
Daniela
Reply
(2017-04-12, 21:32)danielaoampos Wrote: Olá Camilo  Wink

Esta receita vai ser a minha primeira experiência quando o meu fermento estiver forte 

Gostava que me desse mais algumas indicações para eu ser bem sucedida, nomeadamente:

- faz uma pre fermentação com os 20% da massa mãe e com uma parte da farinha e da água ou junta logo todos os ingredientes?

- se percebi bem, depois de amassar, fica a levedar 8h a 18 graus e depois vai para o frigorífico 12h. Ora, em minha casa, atualmente, já está uma temperatura ambiente de 21 graus. Pode ser? E no frigorífico pode ficar, por exemplo, 16h?

- quando retira a massa do frigorifico, deixa-a quanto tempo à temperatura ambiente antes de colocar o pão no forno?

- mais alguma dica que ache importante para o meu sucesso no pãozinho? 

Muito obrigada.

Beijinhos
Daniela
Olá Daniela

Vou tentar ser sucinto.

Misturo tudo, a massa mãe já é o nosso pre fermento e estando no ponto certo de colheita não é preciso mais nada.... podias estar a referir-te a fazer autólise, mas tratando-se de massa mãe e levedações lentas as vantagens da autólise não são perceptíveis, a não ser para facilitar o processo de amassar.

Quantas horas? A que temperatura.... ok, esquece as horas que eu indiquei e as respetivas temperaturas. Há muitos factores envolvidos. Segue apenas os sinais que a vida da massa nos dá.  Assim, como referência para a 1 levedação:

A massa dobrar em volume;
Se cortares um bocado de massa com uma tesoura e ela boiar num recipiente com água estará boa para tender;
Se pressionares a massa com o dedo e quando largares a massa tiver algum retorno mas já sem regressar à posição inicial então está boa para tender.

Sinais para avaliar o tempo para a 2 levedação:
Utilizaria novamente o dedo ou ver se cresceu, já sem ser o dobro...mas aí uns 50%...

Eu tiro directamente do frio (6/7 graus) e forno directo... mas o ideal seria esperar até a massa regressar a uma temperatura mais alta antes de entrar no forno.

Só mais uma nota: começa com 60% de água e vai acrescentando. Dependendo da tua farinha pode não aguentar os 65%.

Beijinhos
Camilo
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)